Contadores: aumentando as carteiras de clientes por meio das redes sociais

avatar

Welink Accountants

As redes sociais assumiram um papel considerável em nossa sociedade. Embora em nível pessoal seja sensato passar um pouco menos de tempo nelas, para as empresas elas são uma oportunidade real de se tornarem conhecidas.

 

De fato, as redes sociais, e tudo o que vem com o marketing digital, devem ser vistas como uma verdadeira vitrine. É uma maneira rápida e eficiente de se tornar conhecido, de apresentar seus serviços e produtos, de se comunicar com seus clientes em potencial, de coletar o feedback deles... Em resumo, as vantagens são inúmeras!

 

E isso se aplica a todos os campos, até mesmo à profissão de contador! A contabilidade não é necessariamente uma atividade que se imagina publicada nas redes sociais. No entanto, não se engane: como qualquer outro negócio, uma empresa de contabilidade também tem seu lugar nas redes sociais. 

 

Pelo contrário, estar presente nesses sites tornou-se essencial se você for um contador! Com um pouco de tempo e investimento, isso pode até permitir que você aumente sua carteira de clientes.

 

Mas quais redes sociais você deve usar? Como proceder? Vamos explicar isso neste artigo.

 

Comunicação digital: um canal de aquisição ilimitado

Com o advento da Internet, a comunicação digital tornou-se uma questão importante. Em primeiro lugar, por causa de seu alcance internacional, mas também por causa de seu potencial em termos de negócios.

 

De fato, nunca foi tão fácil para uma empresa alcançar tantos clientes em potencial de forma tão eficiente.

 

Mas como fazer isso? Obviamente, quando se trata de comunicação digital, vários elementos entram em jogo.

 

Envio de e-mail

O e-mail existe desde que a Internet foi aberta ao público em geral. Essa ferramenta não perdeu sua importância e seu poder, apesar da chegada de novas mídias. Ela ainda é amplamente usada, com uma média de 319,6 bilhões de e-mails enviados e recebidos todos os dias.

 

De agora em diante, é o boletim informativo que assume uma certa importância. Seja diário, semanal ou mensal, esse e-mail permite que uma empresa informe uma lista de contatos, sejam eles clientes em potencial, fornecedores ou outros, sobre suas novidades.

 

A vantagem do e-mail é seu baixo custo, seu alcance ilimitado e sua capacidade de ser enviado em massa.

 

O site

Pouco a pouco, o site se tornou uma questão importante para as empresas. Ele é, de fato, a janela 2.0. Para isso, o site deve ser bem projetado. Ele deve ser prático e informativo e, ao mesmo tempo, seduzir o cliente em potencial.

 

As empresas perceberam a importância do site em um mundo globalizado em que a concorrência não tem mais fronteiras. Por esse motivo, elas agora recorrem a empresas especializadas em comunicação digital que podem criar e gerenciar seus sites.

 

É claro que a comunicação digital vai além. É preciso cuidar das referências e da estratégia de conteúdo. Mas há também outras ferramentas que, às vezes, são injustamente negligenciadas.

 

Comunicação nas redes sociais

Se os e-mails e os sites não estão completamente desatualizados por enquanto, eles têm uma concorrência crescente: as redes sociais. De fato, o Facebook deu seus primeiros passos em 2004 e rapidamente conquistou diferentes países e níveis sociais. Hoje, mais de 3,5 bilhões de usuários da Internet estão presentes nas redes sociais: Facebook, YouTube, Twitter, Linkedin, Instagram, Snapchat.

 

Como não ver nisso uma fonte de oportunidades?

 

Uma oportunidade real de conexão

Para algumas empresas, é mais fácil estar presente nas redes sociais do que para outras. É verdade que as marcas de roupas são sempre mais bem-sucedidas do que as empresas de construção. Entretanto, todos podem ser bem-sucedidos.

 

E isso é especialmente verdadeiro para os contadores. 

 

De fato, se seus clientes estão presentes nas redes sociais, por que você não está?

 

Redes sociais nas quais se concentrar

Para saber quais redes sociais usar como contador, primeiro você precisa conhecer as redes sociais.

 

O Facebook é uma aposta segura, pois é a rede social com a maior comunidade. Há muitas empresas e é muito fácil criar uma página dedicada à sua empresa para apresentar suas notícias, equipes e projetos atuais.

 

O Instagram, o Snapchat e o Twitter têm uma variedade de funções, mas são mais voltados para os jovens. O Instagram e o Snapchat se concentram na imagem, enquanto o Twitter pode ser interessante, mas requer atenção regular.

 

O YouTube, por outro lado, é apenas para vídeos, que não são necessariamente o ponto forte das contas.

 

Por fim, o Linkedin é a rede social para empresas por excelência. É uma rede social puramente profissional, na qual todas as empresas devem estar presentes!



Como usar as redes sociais para aumentar sua carteira de clientes?

Com o Facebook e o Linkedin na vanguarda, as redes sociais podem permitir que você desenvolva facilmente sua estratégia de marketing, mas, acima de tudo, aumente sua base de clientes.  

 

A questão é: como?

 

De fato, as redes sociais continuam sendo uma ferramenta usada principalmente pela geração mais jovem e, a menos que você recorra a uma empresa especializada, terá de treinar alguém internamente ou contratar alguém para lidar com elas.

 

Entretanto, não entre em pânico, o uso das redes sociais continua relativamente simples e essa é a vantagem! 

 

Diferentemente de um site ou de e-mails, a rede social é uma solução de comunicação pronta para uso que é oferecida a você. Você pode criar a página da sua empresa com apenas alguns cliques, convidar contatos e se promover, mesmo sem ser um gênio da informática.

 

Apresentação de sua empresa nas redes sociais

Pense nisso como uma forma de se apresentar ao mundo. Conte a história de sua empresa, os diferentes estágios de seu desenvolvimento, os valores que o guiam, os membros de sua equipe, seus parceiros... Tudo é útil para fazer com que as pessoas falem sobre você e o vendam!

 

Dessa forma, você ganhará visibilidade. 

 

Um bom gerenciamento de redes sociais facilitará que seus clientes em potencial o encontrem on-line.

 

Pense em se humanizar

As redes sociais são destinadas principalmente a indivíduos. Portanto, para que uma empresa prospere, ela deve conseguir se humanizar. Para fazer isso, você precisa apresentar as pessoas por trás da interface. Quem são seus funcionários? Seus clientes? Apresente os principais números e compartilhe conteúdo interessante, para que sua página do Facebook ou do Linkedin se torne uma fonte real de informações para clientes e clientes em potencial.

 

As pessoas querem falar com pessoas reais. Você precisa se apresentar como tal para atrair seus clientes em potencial e estabelecer uma nova maneira de se comunicar por meio das redes sociais.

 

Comunique-se, comunique-se

Muito mais fáceis de configurar do que um site, as redes sociais têm outra grande vantagem: a capacidade de se comunicar. De fato, seja no Facebook ou no Linkedin, todos podem facilmente entrar em contato com a sua empresa.

 

Com apenas alguns cliques, você pode comentar ou enviar uma mensagem ao vivo, fazer uma pergunta, trocar ideias... Isso permite que você esteja facilmente acessível e é um ativo real que não deve ser ignorado.

 

É assim que você pode fazer marketing, entrando em contato direto com seus clientes em potencial. Porque a maioria deles está presente nessas redes sociais e, portanto, pode ser contatada com mais facilidade. Mais um recurso para aumentar sua base de clientes!

 

Conclusão

Lembre-se: O Linkedin é indispensável, o Facebook é um verdadeiro diferencial. Ao se concentrar nessas duas redes sociais para seu escritório de contabilidade, você já dará um verdadeiro salto qualitativo. 

 

A criação de uma página da empresa no Facebook e no LinkedIn permitirá, em primeiro lugar, que você aumente sua visibilidade. Afinal de contas, ter um site não é mais suficiente para ser visível para seus clientes em potencial. 

 

As redes sociais aparecem muito melhor nos mecanismos de pesquisa, como o Google, desde que você preencha todas as informações e dê importância às palavras-chave que caracterizam a sua empresa.

 

Como contador, talvez você não seja a melhor pessoa para criar e, principalmente, gerenciar suas redes sociais. Isso exige tempo e, acima de tudo, certas habilidades de marketing, especialmente com relação à estratégia de conteúdo. Entretanto, nada o proíbe de criar uma página para simplesmente se tornar visível.

 

Se não quiser contratar uma pessoa em tempo integral para cuidar da comunicação de seu escritório de contabilidade, você pode contratar uma empresa especializada. Ela otimizará suas redes sociais e as gerenciará, se você desejar. 

 

É melhor alocar um pequeno orçamento para a comunicação digital para que outra pessoa possa fazer isso bem feito, do que cuidar disso você mesmo e fazer o trabalho errado.

 

A mídia social representa uma oportunidade real de aumentar sua base de clientes e o retorno sobre o investimento pode ser considerável. Portanto, não perca a oportunidade.


Welink Accountants

Encontre o seu contabilista perto de si

Mais resultados